Arq. J.J. Silva Garcia - Entrevista Cerâmica Vale da Gândara
Espaço do Arquitecto com o Arq. J.J. Silva Garcia

A Cerâmica Vale da Gândara inaugurou em Junho o Espaço do Arquitecto, e fomos falar com o Arquitecto J.J. Silva Garcia acerca do seu projecto do Centro Escolar de Antas, Vila Nova de Famalicão, realizado com Tijolo Face à Vista Negro Timanfaya. Neste espaço iremos falar com Arquitectos acerca dos seus projectos, material utilizado, mas também do panorama actual, nacional e internacional da Arquitectura.

Breve apresentação do Arq. J.J. Silva Garcia

J.J.Silva Garcia é arquiteto licenciado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto – ESBAP e possui Mestrado Integrado de Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto - ESAP. Em regime liberal e como sócio gerente da empresa J.J.SILVA GARCIA, arquiteto, Lda., atua no mercado desde 1985.
Desenvolve estudos e projetos nas áreas do Desenho Urbano e da Arquitetura, do Design e Decoração de Interiores, apresentando soluções formais para os diversos programas funcionais.
Utiliza o diálogo como instrumento e oferece soluções de projeto alinhadas com as necessidades específicas do cliente, criando espaços e edifícios novos e requalificando o existente.
Valorizando os aspetos da funcionalidade e do conforto, da qualidade construtiva e estética, integra nos seus trabalhos princípios de desenho bioclimático numa perspetiva de sustentabilidade.
Através de um método assente no compromisso com a procura de soluções racionais e adequadas, e a coordenação com as diversas especialidades, desenvolve projetos detalhados, no prazo e dentro do orçamento.

Vantagens da utilização do Tijolo Face à Vista?
Sucedâneo da construção em terra, o tijolo face à vista é um material com inúmeras vantagens. Por ter uma base natural permite uma excelente integração em quase todos os cenários, no campo ou cidade. Possui potencialidades estéticas intrínsecas, fornecendo cores, texturas e brilhos que facilitam um extenso campo de oportunidades de desenho e de forma, no espaço interior e no exterior. Devidamente utilizado imprime qualidade construtiva ao edifício. Pela sua inércia térmica e pelas propriedades acústicas contribui para o conforto dos espaços interiores, diminuindo as necessidades de consumo energético. Acresce a tudo isto o excelente comportamento no tempo, reduzindo ao mínimo a necessidade de manutenção. Vindo da terra, o tijolo face à vista regressa à terra, construindo os refúgios e a cidade, ao mesmo tempo que sabe envelhecer.

A utilização do Tijolo Face à Vista tem influência no sentido estético da obra?
A génese ancestral do tijolo, a sua presença na história da arquitetura e da construção, a enorme aplicabilidade que proporciona e a sua expressividade plástica, faz do Tijolo Face à Vista um material com enorme potencial construtivo de inequívoco valor estético. Por isso, com resultados muito agradáveis, o tenho usado em vários projetos, trabalhando com várias cores e disposições.
Quando disponível através de pedras com as medidas milenares 23x7x11, e junta de 1, proporciona combinações diversas e vários tipos de aparelhos com coerência compositiva.

Quais as razões para optar pelo cor Negro Timanfaya?
No Centro Escolar de Antas, a pele do edifício é tecida com três materiais de base: o tijolo de face à vista negro timanfaya nas paredes quase opacas que, a nascente, norte e poente, abraçam os volumes; as caixilharias de alumínio e a sua continuidade nas superfícies opacas em chapa canelada; o vidro que, pela transparência, permite a luz no interior e a ligação visual ampla com o exterior próximo e o cenário longínquo.
A proximidade à igreja românica de Antas e às suas pedras tingidas pela patina cinza do tempo, por um lado, e por outro lado a intenção de contrapor com mais clareza um exterior racional e despojado a espaços interiores com cores alegres e bem iluminadas, explicam a opção pelo negro timanfaya, que oferece subtis brilhos de azuis e verdes, e permite uma textura estimulante, sem se evidenciar demasiadamente na paisagem, como convinha a um edifício cuja grande escala dificulta sempre a integração urbanística.

Teve em conta o isolamento térmico/acústico do Tijolo Face à Vista?
O interesse pelo uso do Tijolo Face à Vista vai sempre além da sua expressão na materialização dos volumes e dos espaços que fazem a arquitetura, e é inevitável não atender às ótimas características térmicas e acústicas que lhe são intrínsecas.

Como classifica a utilização do Tijolo Face à Vista na arquitetura nacional
Ao contrário de outros países, como por exemplo no Reino Unido, o tijolo de face à vista não marca significativamente as nossas paisagens urbanas. Constata-se, contudo, que esta situação se tem vindo a alterar, surgindo inúmeras propostas arquitetónicas de excelente efeito estético que demonstram as potencialidades de um material que, como atrás referi, possui evidentes qualidades construtivas, plásticas, de comportamento e durabilidade.

Tem em conta os problemas ambientais e de sustentabilidade na concepção dos seus projetos?
Por causa daquilo que também pode influenciar a forma e a sua materialização, sempre me interessei em aprofundar os efeitos que as preocupações com a eficiência energética têm ou podem ter enquanto instrumento do projeto e matéria do conceito em arquitetura. De facto, tais efeitos estão intimamente ligados a uma opção pelo desenho bioclimático, à adequada conceção das formas e dos espaços e da utilização dos materiais, uma vez que, com estratégias bem elaboradas é possível obter conforto com baixos consumos, reduzir significativamente o uso da energia sem custos acrescidos, minimizar a emissão de gases com efeito de estufa e assegurar maior autonomia energética. Ou seja, reduzir a pegada ecológica da arquitetura que fazemos, propondo uma maior amizade com o ambiente.

Catálogo Cerâmica Vale da Gândara

Tijolo Face à Vista Negro Timanfaya

Centro Escolar de Antas | Tijolo Face à Vista Klinker Negro Timanfaya
Centro Escolar de Antas | Tijolo Face à Vista Klinker Negro Timanfaya
Centro Escolar de Antas | Tijolo Face à Vista Klinker Negro Timanfaya
Centro Escolar de Antas | Tijolo Face à Vista Klinker Negro Timanfaya
Centro Escolar de Antas | Tijolo Face à Vista Klinker Negro Timanfaya
Centro Escolar de Antas | Tijolo Face à Vista Klinker Negro Timanfaya