Arq. Ricardo Vieira de Melo - Entrevista Cerâmica Vale da Gândara
Espaço do Arquitecto com o Arq. Ricardo Vieira de Melo

Na 2ª edição de 2013 do Espaço do Arquitecto, falámos com o Arq. Ricardo Vieira de Melo, acerca do Edifício Farol que se situa na Praia da Barra em Aveiro.
Este projecto foi vencedor de uma Menção Honrosa no Prémio de Arquitectura em Tijolo Face à Vista 2007 2009, e foi realizado com Tijolo Face à Vista Castanho Mondego.

Breve apresentação do Arq. Ricardo Vieira de Melo

Ricardo Vieira de Melo, fundou o atelier RVDM, arquitectos Lda em Aveiro em 1998. Com uma produção maioritariamente dentro do programa habitacional, tem várias obras e projetos publicados tanto em Portugal como no estrangeiro. Licenciado em Arquitectura em Lisboa é doutorando pela Universidade Lusíada do Porto e foi presidente do Núcleo de Aveiro da Ordem dos Arquitectos entre 2007 e 2011. É docente de Projeto no Curso Superior de Arquitetura da Universidade Lusíada do Porto. Em 2012 teve primeiro prémio no concurso internacional para a Frente a praia e de mar Figueira da Foz – Buarcos, 2012.
www.rvdm.pt

CVG: Qual é o conceito do edifício?
Arq. Ricardo Vieira de Melo: O edifício articula a frente da Avenida com o Largo do Farol. Nessa transição pretendeu-se reforçar a situação de gaveto com um jogo volumétrico de cruzamentos de planos e complementaridades.
O posicionamento do edifício muito voltado a norte, implicou um esforço acrescido para compensar esse "handicap". Fizeram-se umas "bolhas" de vidro para poder captar o sol de poente e uns balcões que permitissem gerar maior privacidade e conforto acústico desde a Avenida. Estes dois lados muito desiguais e a proximidade do Farol ditaram a resposta.

CVG: O Edifício Farol recebeu uma Menção Honrosa no Prémio de Arquitectura 2007 2009. Que significado teve esta Menção Honrosa?
Arq. Ricardo Vieira de Melo: A premiação de um trabalho nosso é sempre agradável e importante, demonstra o reconhecimento da obra. Conseguir qualidade construtiva em obras particulares, com uma grande componente comercial nem sempre é fácil. Exige muita dedicação e persistência para se garantirem bons resultados.

CVG: A localização do edifício (junto à praia), teve influência na escolha do material?
Arq. Ricardo Vieira de Melo: Sim, mas não só. A Praia da Barra tem uma expressão muito urbana, e o lugar é muito marcado pela presença do Farol da Barra que impõe uma escala e um peso muito próprio. A luz também é muito forte, estamos rodeados de água… Estes dados todos concorreram para que a escolha do material recaísse sobre o tijolo de face à vista na cor castanha.

CVG: Já utilizou o Tijolo de Face à Vista em várias obras. Podemos considerar que é um dos seus materiais de eleição? Quais as razões?
Arq. Ricardo Vieira de Melo: Agrada-me o fato de ser um material sem manutenção, natural, que resiste muito bem à passagem do tempo e é agradável ao toque e responde bem em termos térmicos.

CVG: Qual a razão para a escolha da cor Castanho Mondego?
Arq. Ricardo Vieira de Melo: Na região de Aveiro, onde se situam a maioria das obras, a luz é muito intensa. O Castanho Mondego ajuda a equilibrar essa luz exterior.

CVG: Como classifica a utilização do Tijolo de Face à Vista na arquitetura nacional?
Arq. Ricardo Vieira de Melo: Atualmente vêem-se muito bons exemplos dessa utilização.
O prémio Vale da Gândara tem-no confirmado. Mas foi um material que esteve um pouco esquecido e foi muito mal tratado por alguns "sucedâneos" que apareceram e desclassificaram a sua utilização.
A técnica construtiva nem sempre é controlada, exige grande atenção ao detalhe e cuidados muito próprios na sua aplicação.
A Vale da Gândara tem dado alguma atenção a estas questões e deve continuar a insistir na formação de aplicadores e arquitetos…e, eventualmente desenvolver novos produtos cerâmicos, com novos formatos. É um material que estará sempre presente na arquitetura.
Catálogo Cerâmica Vale da Gândara

Tijolo Face à Vista Castanho Mondego

Edifício Farol | Arq. Ricardo Vieira de Melo | Tijolo Face à Vista Castanho Mondego
Edifício Farol | Arq. Ricardo Vieira de Melo | Tijolo Face à Vista Castanho Mondego
Edifício Farol | Arq. Ricardo Vieira de Melo | Tijolo Face à Vista Castanho Mondego
Edifício Farol | Arq. Ricardo Vieira de Melo | Tijolo Face à Vista Castanho Mondego
Edifício Farol | Arq. Ricardo Vieira de Melo | Tijolo Face à Vista Castanho Mondego
Edifício Farol | Arq. Ricardo Vieira de Melo | Tijolo Face à Vista Castanho Mondego